Ainda sobre a tal Lista de Convidados!

Pra mim, esse assunto é COMPLEXO!
Envolve muitas questões e detalhes a serem pensados.
Vamos lá: Os dois podem ter famílias grandes e muitos amigos! (caso de muitos casais!)
Então, temos que pensar bem nos critérios a serem estabelecidos.

Por que eu disse sobre a lista antes da data? Porque precisamos saber mais ou menos a quantidade de pessoas para pensar no lugar e aí sim, ver uma data compatível entre Igreja, local de recepção, fotógrafo, etc. (Mas as vezes já temos uma data na cabeça e fica sendo só uma questão de “encaixe”! No meu caso foi assim!)

Fizemos várias listas. (Se não me engano, foram 5.)
A primeira lista tinha TODAS as pessoas que gostaríamos de convidar, ou seja, enooormeee!
A Segunda, já eliminamos por grau de afinidade. Vendo as pessoas que tinham contato com nós dois,etc.

Então, estabelecemos o número X de convidados que teríamos e pensamos na margem de falta, que costuma ser de 20%.
Aí, é necessário levar em conta se o casamento será durante a semana ou em semana de feriado prolongado, por exemplo. Nesses casos, a margem de falta costuma ser maior!
Feito isso, devemos ter em mente que quanto maior o número de pessoas, maior o custo. Sendo assim, não podemos ficar “com pena” de enxugar a lista, embora seja difícil.

Não existem regras a serem seguidas, mas dividir os convites “meio a meio” normalmente não é adequado, porque se o noivo tem a família bem maior, ele deve ficar com mais convidados. Se, ao contrário , a noiva deve ficar com mais.

Mas duas coisas são importantíssimas:
1) Não temos OBRIGAÇÃO de chamar ninguém. (Então, nunca se comprometa a chamar qualquer pessoas que seja);
2) É necessário termos por perto PESSOAS QUERIDAS E ANIMADAS!!!

Assim, o quadrinho que postei anteriormente, nos ajuda! hehe

Quanto aos amigos de infância, penso que se ainda temos contato, devemos chamar. Se não vemos há anos, não temos motivo para isso.

Em relação aos amigos de trabalho, não precisam necessariamente ser convidados, pois normalmente eles só tem contato com um dos dois e como o casamento é íntimo, não é obrigação. Até porque, em casos de empresas grandes, é preciso optar por quem chamar. E se convidarem só o chefe, por exemplo, parece que quer “puxar saco”. Então, ou chama todo mundo, ou não chama ninguém. (Eu penso assim.)

Quanto aos primos afastados, se não tem nenhum contato com o casal, também não é necessário o convite.

Namorados de primos e de amigos solteiros: também questão delicada.Não é obrigatório, mas as vezes o casal tem afinidade com uns e nem conhece outros, então tem que filtrar mesmo, porque se pagamos por pessoa não dá para gastar com quem você nunca viu!

Convites destinados aos pais: é uma delicadeza por parte dos noivos separar alguns convites para os pais convidarem quem eles quiserem, mas se não “couber”na quantidade, os pais devem entender. Ou, se for para alguém muito importante para eles, devem tentar “trocar”algum parente mais distante por estes.

Para finalizar, uma dica importante é pedir que as pessoas confirmem se vão ou não, sendo assim, os noivos podem ter uma ideia melhor de quantos convidados realmente irão no casamento. Muitas pessoas não sabem, mas RSVP é sigla para Répondez S’il Vous Plaît , expressão francesa que significa algo como “responda por favor”!

Espero que tenham gostado!! Até a próxima 😉

Anúncios

3 comentários sobre “Ainda sobre a tal Lista de Convidados!

  1. Realmente, minha Linda, como vc disse, também acredito que a parte mais difícil é a Lista de convidados. Parabéns, o Blog vai ajudar bastante as noivas! Afinal, são muitos detalhes a serem pensados, considerados e organizados. Nós, sabemos bem disso, não é? Muito orgulhosa de vc, minha Filha Linda! Te amo!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Realmente, minha Linda, como vc disse, acredito que a parte mais difícil seja a Lista de convidados. Parabéns, o Blog irá ajudar bastante as noivas!!! São muitos detalhes a serem pensados, considerados e organizados! Nós, sabemos disso, não é? Estou muito orgulhosa de vc, minha Filha Linda!!! Te amo!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s